O ato de amamentar ainda representa um tabu quando realizado em público. Nos últimos tempos, têm sido noticiados vários eventos que marcam o combate a este preconceito. Agora foi a vez da fotógrafa norte-americana Ivette Ivens ter usado o tema para a sua mais recente sessão fotográfica.

“Breastfeeding Goddesses” é o nome dado ao trabalho que retrata o momento em que as mães amamentam os filhos em locais públicos.

A minha própria experiência inspirou-me a passar a palavra e encorajar outras mães, bem como as que não são mães a verem a amamentação como ela deve ser vista”, disse Ivette Ivens ao Mashable.

Em cada fotografia, as protagonistas mostram-se tranquilas em locais públicos, com parte do corpo parcialmente à mostra. Um contraste com a imagem em que as mulheres se resguardam e evitam amamentar quando não estão em privado.

Segundo a fotógrafa, este trabalho não é uma tentativa de desvio da realidade, mas sim uma chamada da atenção para o que ainda ocorre na sociedade.

“As minhas imagens parecem não ser realistas e não pretendo mostrar o lado errado disso”, disse Ivens. “O meu objetivo é mostrar como cada mãe se sente quando amamenta o seu filho.”

discussão deste preconceito teve início com uma fotografia publicada pela atriz norte-americana Alyssa Milano.

Em setembro de 2015, várias celebridades juntaram-se numa campanha similar à desenvolvida, agora, por Ivette Ivens. Gisele Bündchen, Blake Lively, Doutzen Kroes, Hilaria Baldwin, Gwen Stefani e outras famosas partilharam fotos do momento em que alimentam os filhos.

A cantora Beyoncé também já foi vista a amamentar a filha Ivy em público, num café na cidade de Nova Iorque.