Chama-se «Thorncrown Chapel», é feita em vidro e situa-se em plena floresta. Por isso, é conhecida por estar «muito perto de Deus».

Localizada em Eureka Springs, nos Estados Unidos, foi idealizada por Jim Reed, um antigo professor que escolheu aquela região para passar a sua reforma.

«Ele não era o único que admirava esta zona e havia pessoas que paravam frequentemente na sua casa para terem uma vista das colinas de Ozark. Foi então que ele decidiu, juntamente com a mulher, que devia construir uma capela de vidro na floresta», explicou o filho de Jim Reed ao «Huffington Post».

Com a colaboração do arquiteto E. Fay Jones, Jim Reed projetou a capela e, de acordo com o filho, durante o processo teve a preciosa ajuda de uma «intervenção divina», particularmente quando a falta de dinheiro quase o fez desistir do projeto.

«Apesar de ele ter estado sozinho, sempre sentiu que havia uma força a indicar-lhe o caminho. Ele compreendeu que tinha uma relação com Cristo que ia mudar a sua vida», contou o filho, acrescentando que, pouco tempo depois deste momento de revelação, o pai recebeu um empréstimo para poder terminar a capela.

A obra continua a inspirar visitantes de todo o mundo, religiosos ou não, e o Instituto Americano de Arquitetos considera mesmo que a capela é um ícone da arquitetura espiritual do século XX.