A polícia do condado de Essex, no leste do Reino Unido, encontrou 35 pessoas no interior de um contentor no porto de Tilbury, uma delas morta.

Trinta e cinco pessoas, «incluindo adultos e crianças de ambos os sexos, foram retiradas do interior de um contentor. Um homem, infelizmente, faleceu, enquanto outros têm problemas de saúde graves», disse um porta-voz da polícia.

Segundo a «SkyNews», a polícia ainda está a determinar a nacionalidade dos adultos e crianças, mas acredita que terão saído da Índia, possivelmente de Punjab.

Pelo menos 24 pessoas terão sido transportadas para vários hospitais, sete dos quais crianças com «problemas de saúde severos». Outros estavam gravemente desidratados e em hipotermia.

Quanto ao homem encontrado já sem vida, a polícia já lançou uma investigação de homicídio.

O contentor terá saído num navio de Zeebrugee, na Bélgica, e foi descarregado no porto por volta das 7:35 da manhã deste sábado.

Os imigrantes foram descobertos durante a descarga dos vários contentores transportados pela embarcação, quando trabalhadores começaram a ouvir «gritos e pancadas», segundo informações de uma porta-voz da P&O Ferries, a empresa responsável pelo transporte do contentor.