O site AirlineRatings.com divulgou a lista anual das 10 companhias aéreas mais seguras do mundo. A australiana Qantas continua a liderar a lista.
 
«Qantas continua a liderar a indústria com inovações em termos de segurança e a sua frota é agora a mais jovem, com 7,9 anos», sublinhou Geoffrey Thomas, editor do site AirlineRatings.com, em declarações à CNN.
 
Por ordem alfabética, o site enumera também as restantes nove integrantes da lista: Air New Zealand, British Airways, Cathay Pacific Airways, Emirates, Etihad Airways, EVA Air, Finnair, Lufthansa e Singapore Airlines.


 
O sistema de classificação da AirlineRatings.com baseia-se em auditorias dos organismos reguladores do setor e de associações da área, bem como auditorias governamentais e registos de incidentes das companhias aéreas.
 

Baixo custo não significa segurança reduzida

 
Este ano, o site elaborou também uma lista das 10 melhores companhias aéreas de baixo custo para 2015.
 
O AirlineRatings.com apresenta a lista por ordem alfabética: Aer Lingus (Irlanda), Alaska Airlines (EUA), Icelandair (Islândia), Jetblue (US), Jetstar (Austrália), Kulula.com (África do Sul), Monarch Airlines (UK), Thomas Cook (UK), TUIfly (Alemanha) e WestJet (Canadá).


 
«Ao contrário de várias transportadoras de baixo custo, estas companhias aéreas passaram todas pelos critérios apertados da auditoria da International Air Transport Association e têm excelentes registros de segurança», diz Geoffrey Thomas.