Um homem dirigiu-se ao primeiro-ministro inglês, David Cameron, a correr, alertando a equipa de segurança, que o deteve por alguns minutos. O sucedido ocorreu quando Cameron saiu de uma conferência de imprensa, em Leeds, esta segunda-feira.

A equipa de segurança de Cameron interveio e colocou o homem, de 28 anos, fora do caminho, enquanto o primeiro-ministro entrava num carro que estava à sua espera.

A polícia de West Yorkshire disse que não havia «nada de sinistro» sobre o incidente e que se tratava «apenas de um homem no lugar errado à hora errada». O homem disse aos polícias que estava a caminho do ginásio e estava vestido com uma t-shirt, headphones, ténis de corrida e levava uma toalha.

O deputado Mark Pritchard exigiu uma investigação completa, sobre a forma como a equipa de segurança permitiu que o homem chegasse tão perto de Cameron, pedindo ao comissário da polícia para lançar imediatamente um inquérito interno.

«A Polícia tem alguns dos melhores oficiais de proteção do mundo. No entanto, esta foi uma clara violação de segurança e o resultado poderia ter sido muito pior», disse Pritchard à Sky News.

«Talvez levante questões sobre o tipo de segurança utilizada com pessoas importantes quando são colocadas em público. Especialmente numa altura em que está em vigor um alerta grave de terrorismo no país», disse Mark White, correspondente dos Assuntos Internos da Sky.



«Este homem podia estar a ir para o ginásio e pode não ter notado que estava prestes a colidir com o primeiro-ministro», esclareceu o correspondente.

«Por volta do meio-dia de hoje, um homem de 28 anos de idade, foi brevemente detido depois de ter chegado perto do primeiro-ministro, que tinha acabado de sair do Civic Hall, em Leeds», disse Derek Hughes, inspetor-chefe da Polícia de Yorkshire. «Não foram feitas ameaças, e depois de os detalhes do homem serem verificados, foi libertado e permitiu a seguir caminho», acrescentou Hughes.

O susto de segurança aconteceu depois de Cameron ter falado sobre a segunda fase do projeto ferroviário de alta velocidade.