Com todas as atenções voltadas já para as primárias e caucus de 15 de março - quando vão a votos os Estados da Flórida, Illinois, Missouri, Carolina do Norte e Ohio - os candidatos à nomeação republicana e democrata, para as eleições presidenciais dos EUA, enfrentaram novo desafio este sábado.

Os republicanos foram a votos no estado do Wyoming e na capital, Washington D.C., onde estavam em jogo um total de 31 delegados (12+19), enquanto os democratas tiveram o caucus nas ilhas Marianas do Norte, onde disputaram 11 delegados.

Do lado dos primeiros, quem partiu na frente foi Donald Trump, com 458 delegados conquistados em 15 Estados onde ficou em primeiro. Logo depois vinha Ted Cruz, o senador do Texas, com 359 delegados e sete Estados, seguido de Marco Rubio, com 151 delegados e um Estado e um território “no bolso”. Em último lugar, John Kasich, com apenas 54 delegados e sem qualquer Estado conquistado.

Mas Donald Trump acabou por ser o derrotado da noite, ao ver Marco Rubio vencer na capital e Ted Cruz no estado do Wyoming.

No campo dos democratas, a candidata Hillary Clinton chegou a este sábado à frente de Bernie Sanders com 1.221 delegados (760 + 461 super delegados – que têm liberdade de voto na Convenção Nacional -, contra os 571 do senador do Vermont (546 + 25 super delegados). 

Veja também: primárias e caucus? entenda as eleições dos EUA

Marco Rubio foi o vencedor das primárias republicanas no distrito onde está a capital dos Estados Unidos (Washington), com 37,3% dos votos, seguido do governador do Ohio, John Kasich (35,5%), do magnata Donald Trump (13,8%), e de Ted Cruz (12,4 por ciento).

No Distrito de Columbia estavam em jogo 19 dos delegados que devem designar o candidato presidencial na Convenção Nacional do Partido Republicano em julho, dos quais 10 foram ganhos por Marco Rubio e os restantes nove por John Kasich.

Já Ted Cruz venceu o ‘caucus’ (assembleias populares) do Partido Republicano no estado norte-americano do Wyoming, com Donald Trump a ficar em terceiro lugar na votação, atrás de Marco Rubio.

O senador do Texas conseguiu nove dos 12 delegados que estavam em jogo naquele estado do oeste dos Estados Unidos, com 66% dos votos, segundo os ‘media’ norte-americanos citados pela AFP. Já Marco Rubio conseguiu 19% dos votos, enquanto Donald Trump obteve apenas 7%.

 

Republicanos

Marco Rubio (E), Donald Trump (2-E), Ted Cruz (2-D) e John Kasich (D)

Pré-candidatos: Donald Trump, Ted Cruz, Marco Rubio, John Kasich

Os resultados (segundo New York Times/AP):

Nota: alguns resultados podem sofrer alterações, especialmente ao nível dos delegados, que ainda não estão todos atribuídos.

Estado do Wyoming (caucus):

Resultados: Ted Cruz

Delegados (12) – Marco Rubio (10), John Kasich (9)

 

Distrito de Columbia (Washington D.C.) (caucus):

Resultados: Marco Rubio

Delegados (19) - Ted Cruz (9) Marco Rubio (11), Trump (1)

 

Democratas

Hillary Clinton e Bernie Sanders

Pré-candidatos: Hillary Clinton e Bernie Sanders

Os resultados (segundo New York Times/AP):

Nota: alguns resultados podem sofrer alterações, especialmente ao nível dos delegados, que ainda não estão todos atribuídos.

 

Ilhas Marianas do Norte (caucus):

Resultados: Hillary Clinton

Delegados (11) – Hillary Clinton (4), Bernie Sanders (2)

 

Veja abaixo os resultados das primárias (passe o rato sob os Estados para conhecer os vencedores).

Veja AQUI todo calendário eleitoral das primárias dos EUA e respetivos resultados.