Dois caçadores de tesouros declararam, perante as autoridades da Polónia, que encontraram um “comboio blindado” que contém metais preciosos e ouro apreendidos pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial, noticia a BBC News.

Durante o apogeu do nazismo na Europa, os saques e as pilhagens foram incontáveis, sendo que ainda não é possível definir aquilo que foi roubado. Depois da Segunda Guerra Mundial, os nazis destruíram ou esconderam obras de arte e outros objetos de valor saqueados, com medo de represálias.

Ao longo dos anos sempre se falou de um “comboio fantasma”, que carregava o ouro saqueado que terá desaparecido sem deixar rasto quando os aliados venceram a Segunda Guerra Mundial.

Agora, 70 anos depois, o mistério pode ter chegado ao fim. A descoberta foi feita a sudoeste da cidade polaca de Walbrzych e a especulação em relação ao famoso “comboio fantasma” nazi foi logo iniciada.

“Advogados, o exército, a polícia e a brigada de bombeiros já estão a lidar com o assunto”, confirmou um responsável das autoridades distritais de Walbrzych à agência Reuters.


Os dois homens reportaram a descoberta do comboio às autoridades polacas. De acordo com a lei polaca, os caçadores de tesouros têm direito a 10% do valor dos objetos que encontrarem.