Um jovem piloto australiano conseguiu aterrar uma aeronave em segurança, depois um passageiro ter tentado desligar o motor e os controlos do aparelho.

O incidente aconteceu no estado de Nova Gales do Sul, na Austrália, quando o aparelho da «Australia By Air» fazia a ligação entre Bankstown, nos subúrbios de Sydney, e Cowra.

A meio do voo, o passageiro em causa, de 82 anos, terá acionado um botão para desligar o motor e, na cabine de controlo, tentou assumir os comandos do aparelho.

Segundo a polícia australiana, o piloto de 23 anos teve de lutar contra o passageiro para conter o seu comportamento. Depois, conseguiu efetuar uma chamada de emergência antes de aterrar a aeronave num descampado.

«O piloto mostrou uma excelente habilidade na aterragem e agradecemos o seu profissionalismo», declarou a companhia aérea, em comunicado.

O passageiro foi internado num hospital de Sydney, com alguns ferimentos na cara, mas sem gravidade, informaram as autoridades. Quanto ao piloto, o jovem ficou ferido na perna e também foi assistido num hospital.

Não se sabe as razões que levaram ao comportamento do passageiro, mas as autoridades estão a investigar o caso.