Milhares de pessoas dançaram, esta quarta-feira, o tango e cantaram os parabéns ao Papa. O líder da Igreja Católica, natural da Argentina, celebrou 78 anos.

Enquanto era conduzido pela praça de São Pedro, em Roma, para a audiência geral, Francisco ouviu a versão de «Parabéns, a você» em espanhol, italiano e outras línguas. O Sumo Pontífice viu ainda mensagens de felicitações, postais gigantes de aniversário e parou para aceitar um desenho de uma criança. O líder da Igreja Católica esteve também junto a um grupo de padres e seminaristas, com uma bandeira argentina, dos quais recebeu o tradicional mate e um bolo, cujas velas soprou.

O Papa viu sete mil pessoas dançarem «Um tango para o Papa Francisco». O «flash mob» de tango, uma das danças preferidas de Francisco, foi assim a maior exibição de sempre daquela dança.

Depois de se ouvir a catequese de Francisco sobre a família sob um belo sol de inverno e vários cantos em espanhol de feliz aniversário, as notas de «Libertango», de Astor Piazzolla, abriram o baile na adjacente praça Pio XII.

 «Aos tangueiros presentes convido a fazer soprar aqui um pouco de vento pampero», disse o Papa quando se despediu.


 Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, nasceu a 17 de dezembro de 1936 em Flores, região de Buenos Aires, na Argentina. Francisco é o 266º Papa da Igreja Católica e atual chefe de estado do Vaticano, sucedendo o Papa Emérito Bento XVI, que se retirou em 2013.