A ONU divulgou esta sexta-feira as músicas que respondem à pergunta: como soa a felicidade? A lista tem por objetivo assinalar o Dia Internacional da Felicidade, comemorado esta sexta-feira.

O conjunto de músicas, que pode ser ouvido gratuitamente na página da iniciativa, inclui temas de cantores como James Brown, Coldplay, Louis Armstrong, Bob Marley, Michael Jackson e Pharrell Williams.

A lista é o resultado da campanha #HappySoundsLike. Em parceria com o serviço de «streaming» MixRadio, a ONU apelou aos utilizadores da Internet em todo o mundo que assinalassem músicas que «despertem um sorriso na cara», utilizando para isso o hashtag que dá nome à iniciativa.

Depois, personalidades ligadas à música decidiram a «playlist» final, a chamada «playlist» da felicidade. Entre os nomes escolhidos pela ONU estão James Blunt, Michael Douglas, John Legend, Ed Sheeran e Britney Spears. Os portugueses David Carreira e David Fonseca também se associaram aos artistas internacionais.

A campanha foi apresentada esta segunda-feira por Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, com o objetivo de «mostrar solidariedade para com as pessoas que, em todo o mundo, são vítimas de pobreza, de violações de direitos humanos, de crises humanitárias e dos efeitos da degradação do ambiente e das alterações climáticas.» É o poder da música na «criação de esperança para um futuro melhor».



O Dia Internacional da Felicidade foi criado em 2012, pelas Nações Unidas, para reconhecer a felicidade e o bem-estar como aspirações universais e para incentivar a incorporação desses objetivos nas políticas públicas.

Este dia, segundo a página oficial da ONU, foi inspirado no Butão, um país que desde 1970 reconhece a supremacia da felicidade sobre as receitas económicas. O país da Ásia criou até o conceito de Felicidade Interna Bruta para substituir o conhecido Produto Interno Bruto.

Também a propósito do Dia Internacional da Felicidade, o cantor Pharrell Williams, em parceria com a ONU, lançou um desafio mundial, o «Happy Party». A plataforma online incentiva todos os utilizadores de Internet a partilhar fotografias que mostrem felicidade e a assinar uma petição pela luta contra as alterações climáticas.

Na sua página de Facebook, Pharrellm Williams fez um apelo especial aos fãs portugueses: «Portugal, ponham-se no mapa no site globalhappyparty.com!».