Para olhar e desfrutar de um eclipse solar, toda a gente sabe, é preciso usar óculos especiais, sob pena de lesões oculares permanentes. Donald Trump também o saberá, até porque houve repetidos avisos a propósito do eclipse total do sol que foi possível ver ontem, segunda-feira, nos EUA, pela primeira vez em 38 anos. Mas o mundo também já se habituou ao estilo próprio do Presidente norte-americano e à sua tendência para quebrar as regras, ou criá-las à sua maneira.

Para as fotos da praxe, lá colocou os óculos, mas antes atreveu-se a olhar diretamente para o sol. A internet, claro, não perdoou e piadas não faltaram. 

Na varanda da Casa Branca, de pé ao lado da mulher, Melania, e do filho mais novo Barron, Trump semicerrou os olhos antes de colocar os óculos protetores, inclinou a cabeça e olhou para diretamente para o céu, diretamente para o eclipse do sol. 

Ao que consta, um assessor gritou ao Presidente, advertindo-o: "Não olhe!". Claro que os fotógrafos presentes e os diretos das televisões captaram o momento, que foi rapidamente partilhado na Internet. Até teve honras de primeira página. 

No Twitter, as piadas multiplicaram-se, usando a imagem acompanhada de diálogos ou imagens, muitos com temas sensíveis, como o clima. É recente a rutura dos Estados Unidos com o acordo de Paris sobre as alterações climáticas.

O tweet do ator David Schneider, que aproveitou para inventar uma conversa entre o presidente norte-americano e cientistas: 

Cientistas: As alterações climáticas são reais. 

Trump: As alterações climáticas são um engano.

Cientistas: Não olhe diretamente para o sol durante o eclipe solar 2017

Trump: (o que se vê na imagem)

 Ou legendas e montagens sugestivas.

O momento à Trump encontrou eco um pouco por todo o mundo. Também há piadas em português a propósito do eclipse visto pelo líder da maior economia do mundo.