A agência norte-americana para a segurança nos transportes proibiu na quinta-feira os passageiros de voos para a Rússia de levarem a bordo qualquer líquido, gel ou aerossol, como medida temporária de segurança.

Os Jogos Olímpicos de Inverno começam esta sexta-feira, em Sochi, no Cáucaso russo.

A diretiva foi conhecida um dia depois de o Governo norte-americano ter alertado as companhias aéreas que viajam para a Rússia para a possibilidade de serem colocados explosivos em tubos de pastas dentífricas.

O Presidente norte-americano, Barack Obama, declarou também na quinta-feira que a Rússia enfrenta o «enorme desafio» de evitar qualquer atentado durante os Jogos Olímpicos de Sochi, acrescentando que Washington está a fazer tudo para ajudar a proteger os atletas.

«Os russos enfrentam o enorme desafio que é prevenir qualquer tipo de ato terrorista ou de violência no local (dos Jogos Olímpicos). Investiram bastante nesse sentido», afirmou Obama em entrevista à NBC.

«Estamos em comunicação constante com os russos, a nível de forças da ordem, militares e serviços de informações», disse Obama em extratos da entrevista já divulgados.