A criação de uma segunda praia de nudistas na Bélgica foi chumbada pela Agência Flamenga para a Natureza, após um pedido feito pela Federação de Naturismo da Bélgica, que se queixa de haver uma única e pequena zona balnear no país para milhares de frequentadores.

No despacho enviado ao ministro da região belga da Flandres Ocidental, a agência ambiental alerta ainda para as "atividades subsidiárias" dos nudistas que podem estragar as dunas, habitat e locais de nidificação do Galerida cristata, nome em latim da cotovia-de-poupa. 

De acordo com o que conta o jornal britânico The Guardian, os ambientalistas consideraram que os pássaros se podiam assustar com as atividades praticadas pelos nudistas na praia perto de Westende, a cerca de 20 quilômetros a sul da popular estância balnear de Ostende,  em Bredene, única na Bélgica onde se pode fazer nudismo.

A ideia de colocar uma cerca em redor das dunas ainda foi adiantada, mas acabou por ser descartada.

Arame farpado contra nudistas? Pff... Como se um homem sem roupas não conseguisse saltar uma cerca de arme farpado", comentou Steve Vandeberghe, presidente da câmara de Bredene, município onde há a única praia de nudistas da Bélgica ao jornal Het Nieuwsblad, citado pelo The Guardian.

Depois da criação de uma nova praia ter sido chumbada, a Federação de Naturismo da Bélgica, que conta com cerca de 8200 sócios, adiantou que critica o comportamento de algumas pessoas que se dizem naturistas, sendo esses os verdaeiros culpados pelos comportamentos que a agência ambiental aponta a dedo.

Lamentamos este comportamento, que nada tem a ver com naturismo. Para nós esses não são os verdadeiros naturistas.”, disse o presidente da Federação, Koen Meulemans. 

Segundo Meulemans, a praia de Westende é "perfeita" para os nudistas, mas não é suficiente, porque todos os anos fica completamente cheia de banhistas. Daí o pedido de criação de uma nova praia dedicada aos nudistas. 

Os nossos membros (8200) são apenas uma pequena fracção do número total de naturistas no país. Porque nem todos aderem ao nosso grupo”.

De acordo com sondagens realizadas, cerca de meio milhão de belgas são praticantes regulares de nudismo.

Precisamos de uma nova praia porque, durante os meses de verão, mil pessoas disputam lugar numa faixa de 400 metros em Bredene”, afirmou o presidente da Federação de Naturismo, Koen Meulemans.