O ex-presidente cubano Fidel Castro está “cheio de otimismo e é uma força fenomenal”, disse no sábado o líder venezuelano Nicolás Maduro, após um encontro na residência do chefe histórico da revolução cubana, em Havana.

“Acabámos de ter uma conversa com o comandante Fidel Castro, (que está) como sempre cheio de otimismo e de uma força fenomenal”, disse Maduro no aeroporto de Havana, no final de uma visita de dois dias a Cuba.

O encontro de Nicolás Maduro com Fidel Castro durou duas horas e meia.

Recorde-se que o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chega este domingo a Havana para uma visita de dois dias a Cuba. Será a primeira vez que um Presidente dos Estados Unidos visita a ilha caribenha em quase 70 anos.

Obama prometeu aos dissidentes abordar diretamente a questão dos direitos humanos com o Presidente cubano, Raul Castro. Presidente norte-americano disse às Damas de Branco – um movimento de oposição fundado por viúvas e mulheres de dissidentes e presos políticos cubanos – compreender a sua luta, numa carta datada de 10 de março e publicada ‘online’ pela organização três dias depois.