Um vídeo captado por uma câmara de videovigilância mostra o momento exato em que a terra começou a tremer, no Nepal, no último sábado. As imagens mostram, inicialmente, mais um dia calmo em Katmandu, mas, de um momento para o outro, a câmara começou a tremer e as pessoas começaram a entrar em pânico.
 
As imagens mostram carros a deslizar, motociclistas a perder o equilíbrio e a caírem e um templo a desabar. Forma-se uma intensa nuvem de pó, mas dá a sensação que nem todos os que estavam na rua conseguiram escapar aos destroços do edifício.
 
O sismo de sábado, que atingiu a magnitude de 7.8, matou já mais de 5500 pessoas e afetou, de uma forma ou de outra, milhões de pessoas.
 


O epicentro registou-se na província de Gorkha, no centro do país, e afetou severamente a capital, Katmandu. Zonas mais remotas, como o Monte Evareste, onde se registaram várias avalanchas, foram também duramente afetadas.
Cinco dias depois continuam a registar-se autênticos milagres e continuam a ser retiradas pessoas vivas dos escombros. Esta quinta-feira, um jovem de 15 anos foi retirado com vida dos escombros de uma pensão.