Já todos citaram Nelson Mandela pelo menos uma vez na vida, tal a proliferação de palavras sábias que foram sendo atribuídas no decurso da sua longa vida ao primeiro Presidente negro da África do Sul.

O livro «In the words of Nelson Mandela», editado pelo Centro em Memória de Nelson Mandela, situado em Joanesburgo, compila as frases de cartas, cadernos de apontamentos e diários, de entrevistas, de alegações perante os tribunais durante o regime segregacionista do apartheid, de discursos políticos após a libertação e a eleição como chefe de Estado e da autobiografia «O longo caminho para a liberdade» (editada pela Planeta).

Eis uma seleção de algumas das citações mais inspiradoras de um símbolo de resistência e luta pela liberdade e pela igualdade racial, numa seleção da agência Lusa:

- «Lutei contra o domínio branco e contra o domínio negro. Persegui o ideal de uma sociedade livre e democrática onde todas as pessoas vivem juntas, em harmonia e com igualdade de oportunidades. É um ideal pelo qual espero viver e atingir. Mas, se for necessário, estou disposto e morrer por ele».

- «Da experiência de um anormal desastre humano que durou demasiado tempo tem de nascer uma sociedade da qual toda a humanidade se orgulhe».

- «Ninguém nasce a odiar o outro pela cor da pele, pela origem ou pela religião. As pessoas aprendem a odiar e, se podem aprender a odiar, também podem aprender a amar».

- «Nunca, nunca, nunca mais deverá esta terra fantástica voltar a sofrer a opressão de um homem sobre outro».

- «Tanto quanto brancos mataram negros, negros mataram brancos».

- «A supremacia branca implica a inferioridade negra».

- «No meu país, primeiro vai-se para a prisão, mas depois passa-se a Presidente».

- «Nunca considerei nenhum homem superior a mim, dentro ou fora da prisão».

- «Aprendi que o valor não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. Um homem valente não é aquele que não sente medo, mas o que se sobrepõe a ele».

- «A grandeza da vida não consiste em não cair nunca, mas em levantarmo-nos de cada vez que caímos».

- «Parece sempre impossível até que ser feito».

- «Depois de subirmos uma grande montanha, descobrimos que há muito mais montanhas para escalar».

- «Sempre soube que um dia voltaria a sentir a relva debaixo dos meus pés e que caminharia ao sol, livre».

- »Estou apaixonado por uma mulher notável. Ela mudou a minha vida» (sobre Graça Machel).

- «A imprensa é um dos pilares da democracia».

- «Lutar contra a pobreza não é um assunto de caridade, mas de justiça».

- «A morte é algo inevitável. Quando um homem fez o que acreditava necessário pelo seu povo e pelo seu país, pode descansar em paz. Creio ter cumprido esse dever e, por isso, descansarei para a eternidade».

- «Haverá vida depois de Mandela».