A empresa holandesa «TomTom», conhecida marca de aparelhos GPS, divulgou um relatório onde classificou as 10 cidades do mundo com mais trânsito.

Moscovo, Istambul e Rio de Janeiro lideram a tabela mundial, e Varsóvia substitui o Rio na lista europeia.

Em média,os moscovitas perdem 127 horas por ano no trânsito, com a cidade a registar 65% de congestionamento.

Istambul fica atrás, um pouco melhor, com um congestionamento de 57% e 118 horas por ano dentro do carro.

Já o 3º classificado, o Rio de Janeiro, que na lista do continente americano ocupa a primeira posição, com um congestionamento de 50%.

Segundo informações da «Folha de S. Paulo» o estudo baseou-se em dados recolhidos anonimamente de utilizadores de aparelhos GPS da marca, e mediu a quantidade de tempo que se passa no trânsito em 169 cidades mundiais.

Os dados referem-se a recolhas efetuadas de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h da manhã, e entre as 18h e 22h da noite.

Na lista europeia, Lisboa surge em 37º lugar, com 20% de congestionamento, um atraso médio por hora de 29 minutos (apenas um minuto a menos que Nova Ioque, por exemplo), o que se traduz em 74 horas por ano «preso» em filas, para um cidadão residente na capital portuguesa.

O dia mais congestionado deste ano foi a 30 de Maio.

Já a cidade do Porto surge em 41º lugar, com uma ligeira melhoria em relação a Lisboa, de 20% para 18%, um atraso médio de 22 minutos, ou 61 horas por ano. Na capital do Norte, o dia mais congestionado foi a 15 de Maio deste ano.

As 10 cidades com mais trânsito

1. Moscovo (Rússia)

2. Istambul (Turquia)

3. Rio de Janeiro (Brasil)

4. Varsóvia (Polónia)

5. Palermo (Itália)

6. Marselha (França)

7. São Paulo (Brasil)

8. Roma (Itália)

9. Paris (França)

10. Estocolmo (Suécia)