Dezenas de imigrantes ilegais tentaram invadir um ferry com ligação ao Reino Unido, no porto de Calais, em França, noticia a imprensa internacional.

A invasão de cerca de 250 imigrantes ilegais foi filmada por funcionários do porto e mostram um grupo de homens a correr em direção ao ferry. Testemunhas do incidente alegam que as autoridades no local foram obrigadas a usar uma mangueira contra as pessoas que tentavam entrar à força.

O incidente ocorreu na tarde desta quarta-feira e a autoridade portuária já confirmou que ocorreu «uma grande invasão». A invasão acontece depois do presidente da Câmara ter ameaçado bloquear o porto caso o Reino Unido não pague uma compensação pelo dinheiro gasto pela autarquia no controlo e saneamento de campos de imigrantes ilegais.

Estima-se que mais de mil imigrantes estejam na cidade francesa à espera de uma oportunidade de embarcar para o Reino Unido, que consideram o «El Dourado», mas os habitantes locais consideram-se «reféns» destes cidadãos sem documentação.

Esta quarta-feira, existiram duas tentativas de entrar para o ferry, uma primeira com cerca de 90 imigrantes e depois uma segunda com 150. De ambas as vezes, a polícia conseguiu evitar que os imigrantes chegassem à plataforma de embarque. Alguns conseguiram fugir, mas a polícia terá conseguido deter muitos dos indivíduos.

Uma das testemunhas, o passageiro John Bailey, disse à BBC que o grupo tentou correr para a rampa, mas a tripulação respondeu com uma mangueira de água.