As assembleias de voto em França abriram, este domingo, às 08:00 locais (07:00 em Lisboa) para a primeira volta das eleições regionais, para as quais estão chamados a votar 44,6 milhões de cidadãos.

A maioria das assembleias de voto fecha às 18:00 locais, exceto algumas de grandes concentrações urbanas como Toulouse, sul, e arredores, que encerram às 20:00 locais. Nas circunscrições onde nenhum candidato tenha mais de 50% dos votos realizarão uma segunda volta no domingo, dia 29 de março.

Mais de 43 milhões de franceses vão eleger os governos de 101 departamentos. Sondagens põem Frente Nacional na liderança. Marine Le Pen parte para as eleições regionais deste domingo apostada em transformar o escrutínio em mais um ensaio para as presidenciais de 2017 em França. Manuel Valls parte com a missão de travar a subida do partido de extrema-direita que ela lidera, a Frente Nacional, menorizar os ganhos do centro-direita e as perdas dos socialistas, tentando, pelo caminho, salvar a sua imagem como primeiro-ministro - e também a do presidente francês, François Hollande.