Os encontros entre Sean Penn e ‘El Chapo’, que terão conduzido as autoridades ao mais famoso narcotraficante do mundo, foram mediados por Kate del Castillo, uma atriz mexicana de 43 anos, conhecida pelos papéis na televisão de traficante de droga.
 
A imprensa sul-americana avança agora que a atriz e o narcotraficante tinham uma obsessão mútua. A imprensa brasileira diz que Del Castillo sempre foi fascinada por ‘El Chapo’. Em 2012, a atriz publicou no Twitter uma mensagem dirigida ao traficante, onde o instigava a “traficar com amor”. Nessa mensagem terá dito que acreditava mais em “‘Chapo’ Guzman do que no Governo”, que “escondia a verdade” dela.
 
A mensagem parece ter atraído a atenção de Joaquín Guzmán e terá visto nela o cumprimento de um sonho de ver a sua vida transformada num filme. De acordo com Sean Penn, Guzmán enviou flores à atriz, mas ela não as terá recebido. Kate del Castillo e o desejo da imortalidade ter-se-ão tornado numa autêntica obsessão para ‘El Chapo’.
 
De acordo com os serviços de inteligência mexicanos, citados pela imprensa brasileira, o traficante devorava os episódios da série “A Rainha do Tráfico”, protagonizada por Kate.
 
A oportunidade de ver um filme sobre a sua vida materializado chegou com as hipóteses de um encontro com Sean Penn. ‘El Chapo’ baixou a guarda e cometeu erros básicos de segurança, que levaram à sua prisão.

O ator norte-americano Sean Penn e 'El Chapo' encontraram-se alguns meses antes da detenção da semana passada 

 
Os emails que documentam a intermediação de Kate del Castillo chegaram às forças de segurança mexicanas. Kate e Sean Penn terão começado a ser vigiados pelas autoridades mexicanas, que assim, acabaram por deter o homem mais procurado do país.
 
Mas as mulheres parecem sempre ter sido o ponto fraco de ‘El Chapo’. Guzmán casou-se oficialmente três vezes, mas teve outras relações não oficiais. De acordo com a revista mexicana Proceso, ‘El Chapo’ teve 18 filhos com sete mulheres diferentes.
 
Em fevereiro de 2014, quando foi recapturado pela primeira vez, ‘El Chapo’ estava com uma das suas mulheres e duas filhas na praia de Mazatlán, no Estado de Sinaloa.

'El Chapo' detido em 2014, após encontro com a mulher e as filhas

 
Na última semana, as autoridades souberam que ele deixaria os esconderijos nas montanhas para visitar a família. De todos os filhos, Guzmán era profundamente devoto das gémeas que tinha com Emma Coronel. O jornalista Carlos Loret de Mola diz mesmo que terá sido o animal de estimação das meninas, um macaco, a levantar as suspeitas de que o pai estaria por perto.
 
Já em 2012, ‘El Chapo’ quase tinha sido preso quando a polícia praticamente o surpreendeu numa praia de Baja California, depois de um encontro com uma prostituta.

Em 2009, as autoridades tinham localizado um gigantesco laboratório de produção de drogas sintéticas na comunidade de Las Trancas, município de Tamazula, Estado de Durango, uma região montanhosa de difícil acesso, onde encontrou um catálogo com fotos e telefones de contato de prostitutas.
 
A imprensa avança também que, na casa onde se escondeu antes de ser recapturado na última semana, as autoridades encontraram um recibo de farmácia que documentava a compra de vários medicamentos para melhorar o desempenho sexual.