Marine le Pen emitiu um comunicado esta quarta-feira crítico do pai e retirando-lhe o apoio político para as próximas eleições regionais, depois das declarações do patriarca Le Pen sobre o nazismo. Está aberta uma crise política no partido da direita francesa. E uma crise familiar também.

«Jean-Marie Le Pen parece ter entrado numa espiral descente e de suicídio político (…)», escreve a filha e líder da Frente Nacional em comunicado na página oficial do partido.

Marine Le Pen justifica a medida porque as declarações do pai «prejudicam todo o movimento».

 
 

Marine Le Pen réunira prochainement un Bureau politique du Front National :

Posted by Front National on Quarta-feira, 8 de Abril de 2015

As declarações em causa foram feitas por Jean-Marie Le Pen, o fundador do partido Frente Nacional há 40 anos, numa entrevista em que defendeu o nazismo. Ao longo dos anos, o patriarca da família Le Pen considerou publicamente que as câmaras de gás nazis eram «um detalhe da história» e agora saiu em defesa de Philippe Pétain, o francês que colaborou com os nazis em 1940.

Este episódio e esta atitude fraturante de Marine Le Pen, está a ser encarada por muitos órgãos de comunicação franceses como uma forma de afastar o pai do partido e da atividade política. Presidente honorário da Frente Nacional, Jean-Marie Le Pen faz 86 anos. Nem o primeiro-ministro, Manuel Valls, «escapa» à verborreia de Jean-Marie Le Pen, devido às suas raízes hispânicas e também disse que a França devia unir-se à Rússia «para salvar o mundo dos brancos», como recorda a BBC.



Razões, pois, mais do que suficientes para se especular sobre o futuro da relação política e familiar. A Frente Nacional, liderada nos últimos anos por Marine Le Pen, tem vindo a crescer nas sondagens, «empurrada» pela crise, as críticas à política de imigração e à União Europeia.

Depois dos bons resultados atingidos, Marine Le Pen é apontada como uma candidata de peso nas presidenciais francesas de 2017. A filha projetada politicamente pelo pai, pode agora afastá-lo para que não prejudique a sua ascensão.