Um pequeno avião equipado com uma câmara foi encontrado esta quarta-feira no telhado da residência do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, desconhecendo-se a origem ou finalidade do drone, informou a polícia metropolitana de Tóquio.

A Polícia Metropolitana de Tóquio, que descartou inicialmente a possibilidade de o drone transportar qualquer tipo de explosivo, detetou radiação ao analisar o aparelho, com um contador Geiger, estando em curso mais testes, informou a televisão pública NHK.

O drone, com cerca de 50 centímetros, equipado com uma câmara, transporta um recipiente com um líquido que se acredita que poderá estar então na origem das emissões sinalizadas.

O aparelho também tem colado um adesivo com o símbolo de advertência de contaminação radioativa (conhecido popularmente como «trevo radioativo»).

Aparentemente, o aparelho despenhou-se sobre o telhado do Kantei, onde foi descoberto por um membro do pessoal de segurança, como conta a Lusa.

Shinzo Abe não se encontra atualmente no país, estando de visita a Jacarta (Indonésia) para participar na Cimeira Ásia-África.