O diretor do FBI, James Comey, voltou a alertar os internautas para que comecem a tapar as webcams dos seus portáteis como medida de segurança contra piratas informáticos.

É a segunda vez que Comey lança avisos sobre a possibilidade de hackers poderem espiar cidadãos privados através da câmara instalada no computador, tendo da primeira vez – em abril deste ano – sido ridicularizado através de várias publicações e imagens jocosas partilhadas nas redes sociais.

Tenho, obviamente, um computador pessoal [e] coloquei uma tira de fita-cola sobre a câmara. Vi alguém mais esperto que eu fazê-lo e copiei o gesto”, disse Comey na altura.

Esta semana, numa conferência em Washington, o diretor do FBI comentava em tom de brincadeira a sua recusa em testemunhar no caso polémico dos emails da candidata à Casa Branca, Hillary Clinton, e foi questionado sobre questões de segurança cibernética, nomeadamente se ainda tapava a câmara do computador.

Claro que sim, claro que sim”, respondeu Comey, segundo o Business Insider. “Sou gozado por muitas coisas, e sou muito gozado por isto, mas [faço-o, tal como] espero que as pessoas tranquem os seus carros e as portas em casa. (…) Se entrarem num edifício governamental, [veem] que todas as câmaras têm uma pequena capa. Fazemos isso para que terceiros não consigam olhar para nós]. Acho que isso é bom”.

Comey deixa novamente o aviso e alerta os cidadãos para se preocuparem mais com a própria segurança.

Não é assim tão estranho que o diretor do FBI se preocupe com segurança pessoal e considero que as pessoas devem procurar tomar responsabilidade pela sua própria segurança. Há coisas que se devem fazer, esta é uma delas.”