Edward Snowden, o ex-consultor informático que divulgou programas de escutas da Agência Nacional de Segurança (NSA) norte-americana, foi contratado para gerir uma das principais páginas de Internet da Rússia. A notícia é avançada pela agência russa Interfax, que cita o advogado de Snowden.

«Edward Snowden vai começar a trabalhar numa grande empresa russa na sexta-feira, 1 de novembro. O seu trabalho é manter e desenvolver um grande "site" russo», afirma Anatoly Koutcjherena. Por razões de segurança, o advogado recusa indicar o nome da empresa.

A 1 de agosto de 2013, dia em que Snowden obteve asilo na Rússia, Pavel Durov, fundador da rede social russa VKontakte, ofereceu-lhe trabalho numa mensagem divulgada «online».

A agência Ria-Novosti questionou agora o assessor de imprensa do VKontakte, a segunda maior rede social na Europa depois do Facebook, acerca do novo trabalho de Snowden. Mas o assessor, Georgy Lobushkin, recusou fazer qualquer comentário.

Duas outras grandes empresas russas de Internet, o grupo Mail Ru e a Yandex, disseram àquela agência de notícias que não contrataram Snowden.

O advogado afirmou, recentemente, que o ex-consultor informático está a ficar sem dinheiro.

Nova foto de Edward Snowden em Moscovo

Edward Snowden chegou a Moscovo a 23 de junho, proveniente de Hong Kong, e vive na Rússia em local não divulgado desde que recebeu asilo a 1 de agosto.

Uma nova fotografia do ex-analista dos serviços secretos dos EUA foi publicada esta quinta-feira por um site de informações russo. Na foto, Snowden parece estar num barco de turismo no rio Moscovo, no centro da cidade.

O site LifeNews afirma que a foto foi tirada em setembro e que foi comprada por 100 mil rublos (2 300 euros) ao autor, que a enviou por Internet através de um smartphone.

Este mesmo site já tinha publicado, em outubro, uma foto como sendo de Snowden a fazer compras, empurrando um carrinho de supermercado. O advogado de Snowden, Anatoli Koutcjherena, confirmou depois que se tratava de facto do ex-analista fugido à justiça norte-americana.

Na nova fotografia vê-se ao fundo a Catedral do Cristo Salvador. O rapaz surge ladeado por duas jovens. Uma delas, loura, poderá ser Sarah Harrison, a funcionária do WikiLeaks que acompanha Snowden desde a fuga de Hong Kong.

O Life News escreve que a imagem demonstra como Snowden «prossegue a sua vida em Moscovo».