Barack Obama foi considerado o pior presidente norte-americano desde a II Guerra Mundial, segundo uma sondagem da Universidade de Quinnipiac divulgada esta quarta-feira.

Dos 1446 eleitores que responderam ao inquérito por telefone, 33% disseram que Obama é o pior chefe de Estado dos EUA desde 1945. 28 por cento dos participantes responderam George W. Bush e Richard Nixon recebeu 13% das escolhas.

O presidente que saiu melhor na «fotografia» foi Ronald Reagan, já que 35% o escolheu como o melhor neste período. Segue-se Bill Clinton, com 18%, e John F. Kennedy, com 15%.

45% dos eleitores afirmaram mesmo que os Estados Unidos estariam numa situação melhor se Mitt Romney tivesse ganho as eleições a Obama. Por outro lado, 38% acredita exatamente no contrário, ou seja, que os norte-americanos estariam pior se as eleições tivessem sido ganhas pelos republicanos.

«Durante este período de 69 anos da história americana e de 12 presidências, Barack Obama encontra-se, com George W. Bush, no fundo dos níveis de popularidade», disse Tim Malloy, um dos responsáveis do instituto de sondagens desta universidade, citado pela Reuters.

Quarenta por cento das pessoas que responderam às perguntas da Universidade de Quinnipiac aprovam o trabalho de Barack Obama até ao momento, mas 53% desaprovam-no.

Mais de metade dos inquiridos dizem mesmo que a administração de Obama não é suficientemente competente para dirigir o país.

A sondagem, realizada entre 24 e 30 de junho, tem uma margem de erro de 2.6 pontos percentuais.