A ministra das Finanças grega, Nadia Valavani, de 61 anos, foi este domingo internada num hospital de Atenas, na Grécia, com sintomas de pneumonia e esgotamento, confirmou um porta-voz do governo grego à Reuters esta segunda-feira.

Nadia Valavani, que na legislatura portuguesa, equivale a um secretário de Estado, reporta a Yanis Varoufakis e está a trabalhar numa legislação que permita aos gregos conseguir mais tempo para equilibrar as suas finanças, uma lista de reformas que está precisamente esta segunda-feira em cima da mesa da reunião do Eurogrupo.

Os ministros das Finanças da zona euro estão reunidos, em Bruxelas, com a Grécia a dominar os trabalhos, apesar do acordo já alcançado na reunião anterior.

Depois de um intenso mês de fevereiro, durante o qual o Eurogrupo teve que se reunir por diversas ocasiões devido às negociações em torno do prolongamento da assistência financeira à Grécia, tendo sido finalmente alcançado um compromisso no passado dia 20, os ministros da zona euro voltam a reunir-se.

O ministro das Finanças da Irlanda disse que quem vai liderar as negociações com os credores não é Varoufakis, mas sim o vice-primeiro-ministro grego, Yannis Dragasakis.