Viver em Atenas por estes dias não está a ser, de todo, fácil.

Depois das preocupações causadas pela crise económica e financeira, agora os habitantes da capital grega enfrentam um incêndio às suas portas.

O fumo paira denso sobre a cidade e os bombeiros estão com dificuldades em controlar as chamas devido ao forte vento que se faz sentir. As altas temperaturas também não ajudam.

O fogo começou numa zona de mato e floresta, mas já está perto de habitações. Dezenas de pessoas foram obrigadas a sair das suas casas, enquanto dezenas de bombeiros e três aeronaves tentam controlar o incêndio.

O primeiro-ministro, Alexis Tsipras, já esteve no Centro Nacional de Operações para ser informado do que se está a passar, tendo aproveitado para apelar à calma dos atenienses.
 
O chefe do Governo disse que já tinha sido pedida ajuda às forças armadas e a outros países europeus, que poderão fornecer mais aviões e helicópteros.

Na ilha de Evia, perto de Atenas, e em Laconia, na região do Peloponeso, também há vários incêndios florestais ativos. Neste último local, um avião de combate ao fogo sofreu uma avaria e teve de fazer uma aterragem de emergência.

O verão é quase sempre uma época de grandes incêndios florestais na Grécia. Em 2007, causaram enormes destruições e um número elevado de mortes.