Um menino de 11 anos conseguiu que a mãe que conduzia alcoolizada parasse o carro, onde seguia ainda o irmão mais novo, e pedir ajuda numa bomba de gasolina do município de Girona, na Catalunha, Espanha.

Aconteceu no passado sábado, escreve o El País nesta quinta-feira, e a mulher, de 46 anos, acabou detida pelas autoridades. As duas crianças, que são institucionalizadas, foram entregues ao Centro de Acolhimento onde residem.

Segundo o diário espanhol, o rapaz de 11 anos apercebeu-se que a mãe não estava em condições para dirigir quando viu o carro aos esses numa estrada local, a C-35, na zona de Vidreres, na comarca de Selva.

Eram aproximadamente 19:30, quando o menor fingiu ter vontade de ir a uma casa de banho, acabando a mãe por parar numa gasolineira.

Foi então que o filho mais velho aproveitou para pedir ajuda a um funcionário, alertando-o para o facto de a mãe estar alcoolizada.

A mulher, com cadastro por dezenas de roubos e maus-tratos, inclusive aos dois filhos, foi na manhã de sábado buscar os dois meninos de 11 e 10 anos à instituição que os tem a seu cargo para passar o dia com eles.

Depois de pedir ajuda, em minutos uma equipa de agentes da Brigada de Trânsito, outra da Proteção Civil e uma ambulância. As autoridades aperceberam-se de imediato que a mulher estava alcoolizada, no entanto esta recusou fazer o teste. No local, insultou os agentes e os filhos, antes de os menores serem levados para a instituição que os acolhe.

Perante o sucedido, o regime de visitas desta mãe vai ser revisto, não tendo as autoridades competentes ainda decidido se será suspenso temporariamente, definitivamente ou a regime de visitas acompanhadas.