Os alunos da Academia Djanogly em Nottingham, no Reino Unido, onde as crianças têm entre 11 a 14 anos, viram frustrada a tentativa de fugirem do estabelecimento, ao cavarem um túnel sob uma vedação, usando colheres e garfos, noticia a BBC News.

Na Djanogly de Nottingham, os alunos não estão autorizados a deixar o recinto da escola durante o dia, sem permissão. Para reforçar esta regra, uma vedação de 3,6 metros de altura rodeia as instalações da Academia que dão para uma avenida - a Gregory, de forma a «reduzir a evasão escolar». Mas a vedação não impediu um grupo de alunos determinados de armar um plano para se evadirem do terreno da escola na semana passada.

«A vedação, com avisos de segurança em todo o lado, torna o recinto um pouco mais parecido com uma prisão do que com uma escola e eu acho que, para alguns alunos, isso é um desafio», afirmou Tracey Phillipson, mãe de uma aluna da escola, ao «Daily Mail».

De acordo com a BBC, funcionários da escola encontraram uma «grande quantidade de talheres» perto de um buraco na parte inferior da vedação. Cinco rapazes de 14 anos estavam a planear escavar um túnel debaixo da cerca, ao estilo dos filmes de Hollywood. O buraco já foi preenchido e reforçado com uma barra de metal para desencorajar a tentativa de repetição.

«Podemos confirmar que cinco alunos tentaram fugir da escola à hora do almoço ao passarem por baixo da vedação nos campos que dão para a avenida Gregory. Falámos com os alunos em causa e tomámos medidas para tapar o buraco. Aquela parte da vedação também foi reforçada», afirmou, em comunicado, a diretora de turma Elaine Crookes.

Os professores foram incentivados a estarem atentos ao eventual «contrabando» de talheres, por parte dos alunos, para fora do refeitório.

Durante a II Guerra Mundial, 76 soldados escaparam do campo de concentração nazi Stalag Luft III, escavando um túnel profundo debaixo de uma vedação. Sendo que 73 deles foram recapturados. A lendária «Great Escape» («Grande Fuga») foi imortalizada na cultura pop com um filme de 1963 protagonizado por Steve McQueen.