O tráfego aéreo no aeroporto de Orly, em Paris, foi interrompido, este sábado de manhã, devido a uma avaria informática que afetou as ferramentas meteorológicas, tendo sido normalizado a partir das 10:30, de acordo com uma fonte aeroportuária, citada pela AFP.

“O tráfego aéreo estava totalmente regularizado às 10:30” (09:30 TMG), após uma “recuperação progressiva” introduzida a partir das 10:00.

 
Por razões até ao momento inexplicáveis, um problema informático ocorrido entre as 09:30 e as 10:00 afetou o sistema de informação meteorológica da torre de controlo, o que motivou a interrupção geral do tráfego aéreo, nas partidas e chegadas, durante cerca de meia hora, no aeroporto de Orly.

De acordo com fonte aeroportuária, "dez voos que chegaram tiveram de ser desviados" para o aeroporto de Roissy-Charles de Gaulle, o outro grande aeroporto parisiense, até às 10:30, enquanto os voos com partida de Orly descolaram com "cerca de vinte minutos de atraso”, às 11:30.

A forte perturbação do tráfego aéreo resultou da combinação de um denso nevoeiro verificado esta manhã, que começou depois a levantar-se, e da perturbação informática.

“Estes sistemas de informação meteorológica permitem aos controladores aéreos obter informações muito precisas e indispensáveis aos pilotos, sobre a densidade do nevoeiro”, indicou a mesma fonte.