Uma coleção de fotos antigas está a tornar-se viral na Internet, depois de uma fotógrafa as ter publicado no Facebook com o objetivo de encontrar o autor e as modelos. As imagens continuam envoltas em mistério, mas pensa-se que tenham sido tiradas entre 1940 e 1950, na Califórnia.

Meagan Abell estava numa loja de artigos em segunda mão quando viu a coleção de negativos, dentro de uma caixa que continha material fotográfico antigo. Depois de as revelar, a beleza das fotografias intrigou-a e resolveu fazer um apelo na sua conta de Facebook para encontrar o autor e as modelos.

“As fotos são de formato médio e, a julgar pelo estilo da roupa, devem ter sido tiradas entre 1940 e 1950”, pode ler-se no post. A fotógrafa criou a hashtag #FindTheGirlsOnTheNegatives para facilitar a troca de informações na Internet.


Desde a altura da publicação, no dia 29 de junho, que a procura se tornou viral e já foram descobertas algumas informações: as películas encontradas não se tratam de negativos mas de slides e, dada a qualidade e a composição das imagens, estas devem ter sido tiradas por um fotógrafo profissional, em Malibu, na Califórnia.

Ainda estão por encontrar as duas mulheres que surgem nos retratos, apesar de ser difícil ver a totalidade das caras por causa da iluminação, mas tanto a mulher loira como a morena devem estar na casa dos 70 anos.

Meagan Abell disse, em entrevista à Mashable, que questionou o dono da loja, mas que este também não tinha informações sobre as imagens, o que não a impediu de criar algumas teorias para explicá-las.

“A minha teoria preferida é que estas duas mulheres estavam apaixonadas e queriam tirar retratos bonitos uma da outra. Também gosto da ideia de estas poderem ser imagens promocionais de um filme feito em 1960”, contou, afirmando que, independentemente de encontrar o que procura, está feliz por haver tanta gente a unir-se e a “apaixonarem-se tanto por estas fotos como eu”.