A Coreia do Norte celebrou o último lançamento de mísseis com um desfile nas ruas de Pyongyang para os cientistas e técnicos responsáveis pelo teste de armamento, informou hoje a agência estatal KCNA.

Milhares de cidadãos aplaudiram na quinta-feira, na capital norte-coreana, os responsáveis pelo lançamento do "Hwasong 12", o míssil de médio alcance que Pyongyang disparou no domingo, de acordo com o texto e fotografias publicadas pela KCNA.

“As ruas da nossa capital, Pyongyang, encheram-se com uma atmosfera festiva para dar as boas-vindas aos cientistas da defesa nacional”, afirmou.

EUA confirmam presença de dois porta-aviões na Península

A Marinha dos Estados Unidos confirmou hoje o envio do porta-aviões USS Ronald Reagan para uma zona próxima da Península da Coreia juntando-se ao USS Carl Vinson, numa altura em que agravam as relações entre Washington e Pyongyang.

Um breve comunicado do Comando do Pacífico (PACOM, na sigla em inglês) confirma que o porta-aviões USS Ronald Reagan, da base naval norte-americana de Yokosuka (costa oriental do Japão), está na zona e que iniciou patrulhas regulares no Pacífico ocidental “na primavera”.

O comunicado não esclarece se os dois porta-aviões de propulsão nuclear estão juntos sendo que não é normal que os Estados Unidos usem vários navios deste género no “mesmo teatro de operações”.