O Presidente colombiano disse, quarta-feira, que uma Colômbia em paz é “um sonho que começa a ser realidade”, depois de delegados do governo e da guerrilha das FARC anunciarem um acordo para um cessar-fogo bilateral e definitivo.

Amanhã [hoje] será um grande dia! Trabalharemos por uma Colômbia em paz, um sonho que começa a ser realidade. #SíALaPaz”, escreveu Juan Manuel Santos na sua conta de Twitter, acompanhando a mensagem com uma fotografia de um grupo de pessoas com bandeiras brancas e com as cores da bandeira nacional.

 

A reação de Santos surge depois de ser anunciado, em Havana, sede das negociações do processo de paz, que se chegou a um acordo para o cessar-fogo bilateral e definitivo, bem como outros aspetos relacionados com o fim do conflito.

Líderes e instituições de todo o mundo aplaudiram o anúncio de cessar-fogo bilateral entre o governo e a FARC, após meio século de conflito.

Apesar de só hoje serem divulgados os pormenores do acordo, fontes próximas da mesa de negociações indicam que este representa um mapa com os passos e condições para tornar o cessar-fogo efetivo.

Da América à Europa, presidentes, ministros dos Negócios Estrangeiros, organismos de integração, entre outros, expressaram satisfação com este passo que coloca o país a um passo da paz.