O presidente da Coreia do Sul propôs aos EUA o adiamento dos exercícios militares para não coincidirem com os Jogos Olímpicos de Inverno, que arrancam em fevereiro em PyeonChang, e assim aliviar a tensão na península.

Existe a possibilidade de a Coreia do Sul e os Estados Unidos estudarem um adiamento das manobras. Fiz esta sugestão aos Estados Unidos e os Estados Unidos estão a analisá-la”, afirmou, na terça-feira, Moon Jae-in, numa entrevista à cadeia televisiva norte-americana NBC.

Não obstante, um porta-voz do gabinete presidencial sul-coreano, citado pela agência de notícias Yonhap, informou esta quarta-feira que Moon Jae-in deixou claro que um hipotético atraso das manobras militares anuais Key Resolve e Foal Eagle, que Seul e Washington realizam em território sul-coreano, vai também depender “do comportamento da Coreia do Norte”.

O mesmo responsável explicou que o adiamento teria apenas como objetivo a “celebração pacífica dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos” de PyeongChang, não estando em cima da mesa, de momento, qualquer outra alteração relativamente a esses exercícios anuais.

Tanto Pequim como Moscovo propuseram aos dois aliados que “congelassem” a realização daquelas manobras conjuntas para que a Coreia do Norte faça o mesmo com o seu programa nuclear e de mísseis.

A Coreia do Norte condena todos os anos a realização dos exercícios militares conjuntos entre Seul e Washington, considerando que constituem um ensaio para uma invasão do seu território e é habitual que responda com o lançamento de mísseis balísticos.

Seul, que batizou PyeongChang 2018 como os “Jogos da Paz”, pondera pelo menos desde novembro um atraso dos exercícios militares anuais para evitar precisamente uma ação por parte da Coreia do Norte que comprometa a celebração do evento desportivo.

As manobras Foal Eagle - que duram dois meses - e Key Resolve - de dez dias - arrancam normalmente em março.

Os Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, a cerca de 70 quilómetros da fronteira militarizada com a Coreia do Norte, vão disputar-se entre 09 e 25 de fevereiro, enquanto os Jogos Paralímpicos se realizam entre 09 e 18 de março.