Cinco soldados norte-americanos morreram e outros quatro desapareceram na quinta-feira, depois de o veículo em que seguiam ter capotado durante uma inundação repentina numa base militar no Texas, informaram as autoridades.

Outros três soldados foram resgatados com vida e encontravam-se em condição estável, de acordo com um comunicado da base de Fort Hood, citado pela AFP.

O Estado do Texas foi atingido por fortes tempestades recentemente, incluindo em Fort Hood, a base do exército localizada a 320 quilómetros de Houston, com cerca de 41 mil militares, de acordo com o respetivo website.

O Governador do Texas, Greg Abbott, já lamentou as mortes dos militares.

As nossas preces vão para estes soldados, as suas famílias e a comunidade de Fort Hood. Estes homens e mulheres corajosos colocaram a sua vida em risco todos os dias, fosse em operações de resgate ou no campo de batalha. O Texas estará para sempre grato pelos seus sacrifícios".

Também nos arredores de Houston, a maior cidade do Estado, a chuva forte fez transbordar o rio Brazos, provocando inundações no condado de Fort Bend.