O aspirante a candidato do Partido Republicano à presidência dos EUA, Bem Carson, reafirmou, esta quarta-feira, uma convicção revelada publicamente há 17 anos sobre o objetivo da construção das pirâmides no antigo Egito. Carson discorda da maioria dos arqueólogos e acredita que as pirâmides não eram túmulos para os faraós, mas sim um “armazéns” para todos os cereais que José, filho de Jacob, teve de armazenar.
 
O site Buzzfeed recuperou as declarações de Carson feitas na Universidade de Andrews, Estado do Michigan, em 1998, - estabelecimento de ensino associado com a conservadora Igreja Adventista do Sétimo Dia - e publicou o vídeo na internet. 

“A minha teoria pessoal é que José construiu as pirâmides para armazenar cereais. Agora, todos os arqueólogos pensam que foram construídas para servirem de túmulo aos faraós. Porém, teria de ser algo bastante grande se pensarem bem, e não acho que fosse desaparecer com o tempo, se tivesse capacidade para tantos cereais”, disse Carson na sua intervenção.

 
Carson refere-se a José, um escravo que se tornou um dos homens mais poderosos do Egito, segundo o livro Génesis, do Antigo Testamento. José teria armazenado cereais durante os “sete anos de abundância” que o Egito atravessou, que depois serviram para alimentar a população durante os “sete anos de fome”.
 
Segundo a AFP, o aspirante a candidato republicano acrescenta que a sua teoria explica o porquê de existirem tantos compartimentos dentro das pirâmides, ao mesmo tempo que refuta outras como a da ajuda de aliens.
 

“Quando se olha para o interior das pirâmides, com tantos compartimentos completamente fechados, eram assim por várias razões. Muitos cientistas disseram: ‘houve aliens que tinham conhecimentos superiores [que] ajudaram’, mas não é preciso a ajuda de aliens quando Deus está contigo”.

 
Quando questionado, esta quarta-feira, pela CBS News sobre se ainda acreditava no que tinha dito, Carson disse: “Ainda acredito, sim”.

 Pode ver o vídeo original logo abaixo, o momento recuperado pelo Buzzfeed começa ao minuto 3:46.