Sempre que lhe apeteça um chocolate, coma-o! Este estudo pode ser a melhor desculpa para satisfazer o seu pecado da gula. Um estudo veio confirmar que o chocolate pode ajudar a prevenir a obesidade e a diminuir o risco de outras doenças como a diabetes.

Devido aos elevados níveis de antioxidantes, que ajudam a baixar o açúcar no sangue, o chocolate revelou-se importante para prevenir a obesidade. As conclusões deste estudo apontam também para uma diminuição do risco de diabetes, isto devido à forte presença de de um compósito, os flavonoides.

O chocolate negro acrescenta a estes benefícios outros, como melhorar a concentração, diminuir o apetite, reduzir a pressão arterial e, consequentemente, favorece a saúde do coração.

A experiência foi realizada recorrendo a ratos de laboratório, que não registaram qualquer aumento de peso e, inclusive, diminuíram os níveis de açúcar no sangue. Segundo os especialistas, o facto explica-se devido ao cacau, cuja presença é mais evidente nos tipos de chocolates amargos, como é o caso do negro.

A investigação levada a cabo pelo Departamento de Tecnologia e Ciência Alimentar da Escola de Agricultura e Ciências da Vida, do Instituto Politécnico e Universitário de Virginia, nos Estados Unidos, foi publicada no «Journal of Agricultural and Food Chemestry».