Quanto mais tempo um homem permanecer a olhar para uma mulher, quando se vêem pela primeira vez, mais interessado ele está, diz o jornal Telegraph, de acordo com estudos apresentados por cientistas.

Se o olhar apenas durar quatro segundos, ele não estará assim tão impressionado, mas se ultrapassar a barreira dos 8.2 segundos, ele poderá já estar apaixonado.

O mesmo não se pode aplicar às mulheres, uma vez que estas olham para os homens dependendo se os acham atraentes ou não.

Câmaras, secretamente escondidas, captaram o movimento do olhar de 115 estudantes, enquanto falavam com actores e actrizes. Depois, foi-lhes perguntado em que medida se sentiram atraídos.

De acordo com a revista «Archives of Sexual Behavior» os homens olhavam nos olhos das mulheres que consideravam bonitas numa média de 8.2 segundos, mas quando não eram consideradas tão bonitas ou atraentes a média caía para 4.5 segundos.

No entanto, as estudantes olhavam para os actores sem diferenciação de tempo.

Os cientistas acreditam que o contacto olhos nos olhos que os homens mantêm com as mulheres, serve para estes encontrarem a mulher certa e fértil.

Mas as mulheres mostram-se cada vez mais atentas e preocupadas em atrair a atenção, devido aos riscos de gravidez indesejada e ao aumento dos casos de famílias monoparentais.