O Presidente da Junta da Galiza, Alberto Núñez Feijóo, afirmou esta quarta-feira que «aprender português vale a pena para todos os galegos», considerando uma sorte que a língua irmã portuguesa seja a «sexta que mais se fala no mundo».

O Presidente da Junta da Galiza discursava hoje na Real Academia Galega, na Corunha, Espanha, durante a cerimónia de assinatura do memorando de entendimento para adoção do português como língua estrangeira opcional na Comunidade Autónoma da Galiza, na qual esteve presente o Presidente da República.

«Aprender português vale a pena para todos os galegos», considerou Alberto Núñez Feijóo, acrescentando que esta vantagem é «não só para os estudantes mas também para os empresários, para as pessoas do mundo da cultura, para quem goste de viajar».

Na opinião do presidente da Junta da Galiza, «os galegos têm uma enorme vantagem que é o facto de haver uma ponte que já termos praticamente construída de antemão, uma ponte com lusofonia».

«Somos uns sortudos porque a nossa língua irmã é a sexta que mais se fala no mundo, a quinta mais utilizada na internet e a terceira mais utilizada no Facebook e no Twitter», disse.

O Presidente da Junta da Galiza considerou ainda que os galegos são uns sortudos porque têm «muita facilidade para comunicar com mais de 200 milhões de pessoas em Portugal, no Brasil, em Angola, em Moçambique, em Cabo Verde e em muitos outros países do mundo lusófono».

«Um cidadão que fale português, galego e castelhano sabe usar as línguas maternas de mais de 730 milhões de pessoas. Nos tempos da aldeia global isto é um autêntico privilégio», enfatizou.