Narendra Modi, do líder partido Bharatiya Janata (BJP), reclama vitória nas eleições legislativas na Índia. O rosto que lidera a direita nacionalista hindu publicou uma mensagem na sua conta de Twitter, que tem mais de quatro milhões de seguidores, afirmando «Ganhou a Índia! Melhores dias virão».





A Comissão Eleitoral da Índia iniciou hoje a contagem dos votos das eleições e as sondagens apontam para uma vitória de Narendra Modi. Falta, no entanto, chegar aos números finais, o que deve acontecer ainda hoje. A contagem teve início às 08:00 locais (03:30 em Lisboa).

As sondagens à boca das urnas dão largo avanço à direita nacionalista hindu, com a aliança liderada pelo partido Bharatiya Janata (BJP) posicionada para conquistar a maioria absoluta no parlamento, claramente distante do partido do Congresso da «dinastia» Nehru-Ghandi, no poder há dez anos.

As maiores eleições do mundo são na Índia

Durante mais de cinco semanas, mais de 800 milhões de eleitores votaram para escolher o futuro líder do país.

O atual primeiro-ministro, Manmohan Singh, já terá mesmo ligado a Narendra Modi para o felicitar pela vitória, escreve a «Sky News».

Ainda segundo a «Sky News», que cita fonte da Comissão de eleições, é a primeira vez em 30 anos que «um só partido pode alcançar a maioria das cadeiras do Parlamento» e, por isso, não precisar de coligações (272 lugares).