Os partidos que estão no poder na Galiza e no País Basco foram os vencedores das eleições regionais deste domingo, em Espanha. Na Galiza, venceu o Partido Popular (PP) com maioria absoluta e, no País Basco, o Partido Nacionalista com uma maioria simples.

O grande derrotado destas eleições regionais foi o PSOE, que perdeu votos em relação às últimas eleições e foi mesmo ultrapassado pelo Podemos. 

Na Galiza, o Partido Popular, liderado por Alberto Nunez Feijóo, venceu com maioria absoluta, o que lhe permitirá continuar a governar sozinho. Trata-se da terceira maioria absoluta do PP nesta região.

E há quem já fale de Alberto Nunez Feijóo como o natural sucessor de Mariano Rajoy na liderança do PP a nível nacional.

Aqui, o PSOE ficou empatado em número de deputados com o partido "En Marea", uma coligação de esquerda que junta, entre outros partidos, o Podemos e a Esquerda Unida.

Já no País Basco, o Partido Nacionalista foi o vencedor das eleições, obtendo uma maioria simples. Com este resultado, Inigo Urkulu terá de fazer uma coligação para continuar a liderar o governo regional.

Nesta região, o PSOE foi a força que mais caiu, tendo sido ultrapassado pelo Podemos. 

 

 

Num momento em que persiste o impasse político a nível nacional, os socialistas reúnem-se esta segunda-feira para analisar os resultados destas eleições regionais.