A empresa australiana Lucapa Diamond anunciou, esta segunda-feira, a descoberta de um diamante com 404 quilates na mina de Lulo, província de Lunda, em Angola, o maior alguma vez encontrado neste país africano.

Com um valor estimado em mais de 20 milhões de dólares (cerca de 18 milhões de euros), este é o maior diamante descoberto por uma empresa australiana, e o 27.º maior alguma vez encontrado em todo o mundo.

Segundo o The Sydney Morning Herald, o presidente da Lucapa Diamond, Miles Kennedy, descreveu a pedra preciosa como “espetacular”, e o resultado de oito anos de “trabalho árduo”.

“O [diamante] encontrado é o resultado de oito anos de trabalho árduo. É o maior diamante alguma vez encontrado em Angola e o maior descoberto por uma empresa australiana. Por isso, conseguimos vários recordes com este diamante.”

Depois de 14 anos a explorar a mina de Ellendale, na Austrália, onde foi encontrado apenas um diamante com mais de 10,8 quilates, Miles Kennedy não podia estar mais satisfeito com a “mudança” para Angola.

“Estivemos na mina de diamantes de Ellendale de 1993 até 2007, 14 anos, e encontrámos apenas um diamante com mais de 10,8 quilates, conhecidos como ‘diamantes especiais’. [Em Angola], já encontrámos mais de 100 destes diamantes nos últimos seis meses.”