Não podiam estar mais distantes politicamente, mas a mulher de Donald Trump inspirou-se, aparentemente, em Michelle Obama, a atual primeira-dama democrata, no seu discurso de abertura da convenção republicana de Cleveland, nos Estados Unidos. A convenção vai servir para oficializar Donald Trump como o candidato republicano à Casa Branca. Donald foi a palco acompanhar Melania e apresentá-la como a próxima primeira-dama da América.

O magnata Donald Trump apenas prometeu a vitória nas eleições presidenciais norte-americanas, em novembro, na sua primeira intervenção na Convenção Republicana, que decorre em Cleveland, no estado do Ohio.

“Vamos ganhar”, disse Donald Trump, antes de ceder o lugar à mulher, Melania Trump, antiga modelo nascida na Eslovénia.

"Ele não desiste", afirmou, por sua vez, Melania Trump, enaltecendo as qualidades do marido.

"Se querem alguém para lutar por vocês e pelo vosso país, posso garantir que ele é o homem certo", acrescentou.

Mas, segundo a CNN, pelo menos uma passagem do discurso de Melania Trump, nesta segunda-feira, foi plagiado do discurso que Michelle Obama fez em 2008.

 

 

E a televisão norte-americana revela as comparações:

“Desde criança que os meus pais me incutiram os valores do trabalho (…), que devemos manter a nossa palavra e que devemos cumprir as nossas promessas, e que devemos respeitar todas as pessoas”.

 

“É preciso passar estes ensinamentos para as gerações futuras. Porque queremos que as crianças deste país saibam que o único limite para os seus objetivos é o sonho e o empenho para conquistá-los”, disse Melania Trump, a 18 de julho de 2016.

E, agora, o que disse Michelle Obama, a 25 de agosto de 2008.

“Eu e o Barack fomos criados com esses valores: o trabalho árduo e [definir] aquilo que queremos para a vida; que devemos ser pessoas de palavra e que devemos cumprir aquilo que dizemos; que devemos tratar as pessoas com dignidade e respeito, mesmo que não as conheçamos, mesmo que não concordemos com elas”.

 

“Eu e o Barack decidimos fazer desses valores o nosso guia de vida e passá-los para a geração futura. Queremos que as nossas crianças – todas as crianças deste país – saibam que o único limite para os seus objetivos é a conquista dos sonhos e o trabalho que é preciso para alcançá-los”.

A equipa de Donald Trump disse que o discurso de Melania foi inspirado na sua experiência como imigrante. O antigo relator dos discursos da família Obama reagiu no Twitter dizendo que se sente ofendido com qualquer outro discurso [republicano] e não apenas com o facto de melania ter plagiado alguns parágrafos”.