O Presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou, esta quarta-feira, estar “profundamente chocado” com o vídeo que mostra um polícia branco a disparar 16 balas contra o jovem negro em Chicago.

“Como inúmeros norte-americanos, estou profundamente chocado com as imagens que mostram os disparos fatais contra Laquan McDonald, de 17 anos”, escreveu Obama na sua página oficial do Facebook.

“Neste Dia de Ação de Graças, peço a todos para guardarem aqueles que sofreram trágicas perdas nos nossos pensamentos e orações, e que agradeçam à esmagadora maioria de homens e mulheres de uniforme que protegem as nossas comunidades com honra”, afirmou o Presidente dos Estados Unidos.
 
 

Like many Americans, I was deeply disturbed by the footage of the fatal shooting of 17-year-old Laquan McDonald. This...

Publicado por President Obama em  Quarta-feira, 25 de Novembro de 2015


O vídeo, com quase sete minutos, remonta ao ano passado, mais precisamente à noite do dia 20 de outubro. Laquan McDonald, de 17 anos, é confrontado, numa rua de Chicago, com dois polícias armados. Caminha no meio de duas vias, com aquilo que parece ser uma faca, quando os polícias apontam as armas na sua direção. É alvejado e cai no chão. Fora do enquadramento, a polícia continua a disparar sobre o corpo do jovem, esse bem visível, caído na estrada. A autópsia revelou que o adolescente foi baleado 16 vezes. 

Um dos polícias envolvidos na morte do jovem foi acusado de homicídio em primeiro grau.