De acordo com o Daily Mail, para uma vida mais longa, Jamie Oliver aconselha que o consumo de carne seja reduzido a duas porções por semana e que a maioria das calorias seja ingerida na primeira parte do dia, e não à noite. Além dos alimentos selecionados, o chef alerta que os hábitos alimentares têm muita influência na longevidade: um pequeno-almoço farto e jantar “humilde” são os hábitos adotados por populações com alta esperança de vida.

Para escolher os 14 alimentos da lista, Jamie Oliver foi à Costa Rica (onde a esperança média de vida é de 100 anos), a Okinawa, no Japão, e à ilha grega Ikaria, todas elas localidades conhecidas pela alimentação saudável, e tomou nota dos alimentos mais utilizados por essas populações.

"Não se trata de bebidas verdes. Trata-se de cozinhar de forma inteligente com alimentos simples... Eles usam ingredientes modestos para preparar os pratos mais simples e saborosos que já provei", afirmou Jamie Oliver.

Conheça os alimentos que ajudam a prolongar a esperança de vida:

1. Ovos 

2. Leite de cabra 

3. Peixe 

4. Batata doce 

5. Verduras e especiarias 

6. Tofu 

7. Nozes 

8. Feijão preto 

9. Fruta fresca 

10. Alga marinha 

11. Arroz  

12. Alho 

13. Camarões 

14. Pimenta