As autoridades de San Miguel, El Salvador, emitiram um alerta amarelo e evacuaram a área junto ao Chaparrastique, depois deste vulcão ter entrado em erupção no domingo.

A área de evacuação, que inicialmente se limitava aos arredores do vulcão, foi alargada até um raio de três quilómetros devido ao aumento da atividade vulcânica que está a lançar cinza quente e gases até uma altura de quase dez quilómetros.

«Implementámos um estado de emergência para evacuar as populações na área até três quilómetros do vulcão», disse o diretor da defesa civil Jorge Melendez à Sky News.

Já foram providenciados abrigos temporários para os deslocados, mas alguns dos 1.635 moradores recusaram-se a sair das suas casas.

Pelo menos duas pessoas já foram assistidas devido a complicações respiratórias devido à erupção, mas Eduardo Espinoza, Ministro assistente da Saúde, diz não existirem casos graves até ao momento.

«Estamos a prestar assistência às pessoas evacuadas, e pedimos que se protejam contra os gases, que podem afetar as vias respiratórias.

A última vez que o Chaparrastique esteve em erupção foi em 1976.

Clique Aqui para ver a erupção do Chaparrastique.