Bob Larson, um pastor evangélico, diz já realizou mais de 20 mil exorcismos, a maioria em pessoas, mas muitos pela internet, através do Skipe, escreve a revista «Time» online que cita uma reportagem da CNN. No século XXI, a luta contra os demónios parece também passar pelas novas tecnologias.

Neste vídeo, revelado pela reportagem da CNN, podemos ver o pastor em ação durante um exorcismo via Skype:



Os gestos parecem teatrais, mas são verdadeiros, garantiu o pastor ao jornalista da CNN Anderson Cooper. «É real. Não havia qualquer necessidade de encenar isto. Porque haveria alguém de o fazer?», defendeu. Vários testemunhos no site oficial do pastor reclamam a eficácia do processo.

Mas nem todos acreditam que o exorcismo à distância de um clique funciona. O reverendo Isaac Kramer, da Associação Católica Internacional de Exorcistas, que ensina o ritual, diz que «não pode ser feito dessa maneira».

«Se a pessoas estiver realmente possessa, o demónio não a vai deixar sentar em frente a computador para ser exorcizada. Na melhor das hipóteses, vão atirar o computador para o outro lado da sala e destruir tudo», explica.