O Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, falou ao telefone com o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu a propósito dos últimos avanços das negociações nucleares com o Irão, revelou este sábado a edição digital do diário Haaretz.

John Kerry telefonou a Benjamin Netanyahu na quinta e sexta-feira informando o líder do Governo israelita dos progressos das intensas conversações que estão a decorrer na Suíça, referiu o diário citando fonte norte-americana.

As negociações com o Irão abriram um período de tensão entre os dois aliados depois de Washington ter limitado a informação prestada a Israel, após Benjamin Netanyahu ter revelado informação sensível sobre as negociações.

Israel discorda de um compromisso em que o Irão possa ter capacidade de enriquecer urânio e Benjamin Netanyahu já disse que o documento que se prepara na Suíça é “mau”.

A última fase das negociações foi iniciada sexta-feira com uma nova reunião entre Estados Unidos e Irão e a confirmação de que no fim de semana serão acelerados os trabalhos que contarão com a presença de vários ministros dos Negócios Estrangeiros do grupo 5+1.