Todos os voos de todos os aeroportos na Bélgica foram suspensos devido a uma falha elétrica que afetou a Belgocontrol, a entidade responsável pelo controlo de tráfico aéreo no país, escreve a Reuters.

Desde as 09:45 (hora local) desta quarta-feira que não há aviões a chegar ou a partir. Previsões das autoridades avançam que a situação só deverá ficar resolvida por volta das 16:00.

Até ao momento, de acordo com o porta-voz do aeroporto de Bruxelas, o mais movimentado do país, “vários voos já foram desviados”.
 
O espaço aéreo não está totalmente encerrado. Está a ser permitido aos aviões sobrevoarem o país, desde que o façam a alta altitude. Por isso, apenas os voos que tinham como origem ou destino a Bélgica foram afetados.

O aeroporto de Bruxelas tem atualizado a informação aos passageiros através da sua conta de twitter:
 
Para esta quarta-feira estavam previstas sete partidas de Portugal com destino a Bruxelas mas, de acordo com a site da ANA apenas dois foram cancelados até ao momento - seis com saída de Lisboa e um com saída do Porto (este voo foi cancelado).

Em sentido inverso, deviam aterrar em Portugal dez voos oriundos da Bélgica. Três já foram cancelados. Lisboa ia receber seis voos, mas dois foram cancelados. Faro tem previsão para receber um voo. O Porto tem previsão para receber três voos e um já foi cancelado.