Os governos dos Estados Unidos e Iraque assinaram um acordo para lutar contra o contrabando de material nuclear e radioativo e evitar que grupos terroristas possam adquiri-lo, informou ainda na quarta-feira o Departamento de Estado.

Os Estados Unidos doaram equipamento para detetar radioatividade, indicou o Departamento de Estado em comunicado, no qual sublinhou que lutar contra esta atividade é fundamental nos esforços internacionais para enfrentar «ameaças globais».

O acordo, que foi firmado na Embaixada dos Estados Unidos em Bagdade, procura melhorar a capacidade do Iraque para prevenir e detetar o tráfico e tomar medidas para «reduzir o risco de que os terroristas adquiram estes materiais perigosos», cita a Lusa.

Negociações com Irão

Já com o Irão, os EUA retomam ainda esta semana as negociações também sobre questões nucleares, numa altura em que procuram chegar a um acordo completo antes de novembro.

A equipa dos Estados Unidos, liderada pelo subsecretário de Estado a Defesa, Bill Burns, e pela subsecretária de Estado para Assuntos Políticos, Wendy Sherman, vai reunir-se com as autoridades esta quinta-feira ou amanhã. na cidade suíça de Genebra.

O ocidente suspeita que o Irão pretende desenvolver armas nucleares, mas Teerão insiste que o programa tem apenas objetivos pacíficos.